A resposta dessa pergunta é quase que a mesma resposta do porquê sua marca existe...
Vou começar esse artigo com uma perguntinha ~ que talvez responda parte da primeira pergunta 🙃~ Se você fosse convencer algum amigo de que o seu negócio é uma boa idéia, o que você falaria?
Muito provavelmente você listaria os diferenciais que sua marca tem.
Se você tem dificuldade em identifica-los, ai vai uma lista de diferenciais que pode te ajudar a enxergar melhor:
- Qualidade/ Especialização: Meu negócio usa a melhor matéria prima, a melhor mão de obra, ou serviço. Tenho domínio de uma técnica pouco explorada ou minha marca se destaca pela qualidade na entrega;
- Oportunidade: Descobri um produto ou serviço inovador e ninguém faz/oferece. Sou basicamente o único a oferecer esse produto/serviço;
- Facilidade: Ofereço uma boa facilidade de compra, eu tenho um site que torna a compra mais fácil e/ou entrego o produto na casa do meu cliente, etc;
- Atendimento: Ofereço um atendimento personalizado que faz toda diferença na hora da compra;
- Localização: Meu negócio está localizado em um lugar de fácil acesso, com muito movimento ou em vários pontos de venda/atendimento;
- Preço: Esse é um diferencial que acho delicado e frágil. Caso o seu negócio tenha o diferencial do preço, tente encontrar mais um diferencial e trabalha-lo bem em sua comunicação.
Para identificar qualquer um desses diferenciais, você precisa de um ponto de referência. Mais especificamente, você precisa saber quem são seus concorrentes e identificar seus pontos fortes e fracos, um processo que no mundo do marketing é conhecido como Benchmarking.
Uma forma eficiente de identificar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes é simulando a jornada de compra de um cliente real, como se você fosse comprar aquele produto/serviço. Preste atenção na experiência que você tem durante a jornada.
Fazer esse exercício pode até ser uma forma de evitar algumas falhas na sua própria empresa e selecionar melhorias, criando assim um novo diferencial.
É muito importante conhecer bem o seu mercado, participando de eventos, fazendo networking, conversando sobre seu negócio com pessoas de diversas áreas, analisando com cuidado as contas de Instagram, Facebook, Linked-In e Twitter das outras marcas de seu mercado - lendo os comentários dos clientes, entendendo a necessidade do cliente do seu concorrente - inscreva-se nas newsletters deles e entenda a narrativa e calls to actions que eles usam e, por fim, pesquise por empresas de outros países que atuam na sua área, tente descobrir o qual é o grande diferencial dessas empresas e que funciona lá fora.
Em resumo:
- Estude sua empresa ~ descubra o que ela faz de melhor;
- Estude seus concorrentes ~ simule uma jornada de compra e pontue os pontos fortes e fracos deles;
- Estude seu mercado ~ entenda o que seus clientes e de seus concorrentes estão precisando.
Depois de enxergar com clareza os diferenciais de sua marca, vamos passar para a próxima etapa de branding.
É hora de dar vida à sua marca, alimentá-la de sentimentos e torná-la uma persona real.
Vamos ao próximo tema? Fique de olho que na próxima semana vou publicar um artigo sobre o tema.
Espero que tenham gostado!
Beijos,
Paloma!